Você sabe como tocar e cantar ao mesmo tempo? Saiba que nem sempre é fácil levar essas duas habilidades de forma simultânea e com naturalidade, ainda mais para quem está começando.

Porém, se conquistar essa habilidade é o seu objetivo, não desista! É possível desenvolver a troca de acordes dentro do tempo correto com a linha de canto por cima, de forma afinada e dentro do ritmo.

Com as 08 dicas que selecionamos a seguir de como tocar e cantar ao mesmo tempo, vamos passar a base para você a base para que seja possível dar início aos seus estudos em busca dessa habilidade mais rápido do que você imagina. Vamos lá!

1. Comece com músicas mais fáceis

Sabemos que pode ser muito desafiador no começo conquistar a sincronização necessária para realizar ambas as tarefas, mas a cada passo que você dá nesse sentido tudo fica mais simples e coordenado.

Para que você saiba como tocar e cantar ao mesmo tempo, a regra de ouro é praticar! No começo essa habilidade pode parecer muito difícil, porém treinando com empenho e diariamente você a conquistará.

Como se tratam de duas linhas distintas ocorrendo simultaneamente (voz e instrumento), é importante selecionar algumas músicas que favoreçam a você, que está começando do zero, e nada mais justo do que começar por músicas mais simples e com poucas variações de acordes e compassos.

Por isso, procure dar preferência no começo a músicas que contenham compassos mais regulares e ritmos menos quebrados.

2. Segmente o estudo de instrumento e voz

Estude em separado a música no instrumento até que você adquira fluência em determinado trecho dela. É importante que a música ou parte dela já esteja fluindo em seu instrumento de forma automática, ou seja, sem pensar muito na hora de executar os acordes, antes de incluir a parte vocal.

Isso naturalmente deve ocorrer depois de um tempo, graças a um processo chamado de memória muscular, em que as atividades motoras são decoradas pelo mecanismo da repetição.

Em paralelo, ouça a música várias vezes e depois comece a se dedicar ao aprendizado vocal. Destaco que quanto mais você ouvir a música com calma e atenção, mais irá se atentar às suas peculiaridades.

Nessa etapa é possível até começar a perceber o momento exato da linha vocal em que ocorre a troca do acorde. Estudando e praticando por partes tudo deve se tornar mais organizado, fácil e proveitoso.

3. Faça a divisão da música por partes

Após ter selecionado a música que será tocada e cantada ao mesmo tempo, você deve dividi-la em partes: comece praticando a introdução e o primeiro verso, depois passe para o refrão e ponte, se houver.

Dessa forma, vá praticando parte por parte e dê preferência para as partes mais fáceis, deixando os trechos mais desafiadores para o final, que devem ser praticados mais vezes e com maior concentração até que fiquem satisfatórios.

4. Inicie com uma batida simples

Mais uma dica valiosa sobre como tocar e cantar ao mesmo tempo, principalmente no caso de instrumentos de corda, é começar com uma batida simples, tocando apenas para baixo, de forma a conseguir colocar ritmo enquanto a música é cantada.

Lembre-se que algumas músicas podem ter acordes simples, mas uma batida bem complexa. Se esse for o caso, você pode no começo simplificar a batida e à medida que for se desenvolvendo você pode retornar à batida original.

5. Lembre-se que é preciso de tempo e dedicação

Assim como o aprendizado de qualquer outra habilidade, cantar e tocar ao mesmo tempo com naturalidade e sem travamentos só acontece com tempo e praticando de forma correta, ou seja, pelas músicas mais fáceis.

Dedique-se bastante para conquistar essa habilidade, que não virá do dia para a noite. Com o tempo certamente os resultados irão aparecer e você estará tocando não somente as músicas mais simples como também aquelas mais difíceis também.

6. Utilize o metrônomo

Antes de unir ambas as habilidades (tocar e cantar), certifique que você está fazendo ambas corretamente e de forma separada, a cada trecho da música a ser praticada.

O metrônomo pode ser uma boa ferramenta aliada nos seus estudos de tocar e cantar ao mesmo tempo. Com ele é possível verificar na hora de juntar voz e instrumento se ambos estão se encaixando de forma adequada em termos de tempo e ritmo.

7. Diminua a velocidade no início

Mesmo sendo óbvio, muitas pessoas que estão aprendendo a tocar e cantar ao mesmo tempo geralmente ignoram essa etapa. Experimente ouvir a música com sua velocidade reduzida, para que seja possível a detecção dos destaques, mudanças de acordes e outras variações.

Há frases que são mais longas do que a maioria e necessitam de dicção menos veloz. Ao escutar a música em uma velocidade reduzida você terá outra percepção. Lembre-se que a escuta é fundamental para quem pretende tocar e cantar ao mesmo tempo.

Além disso, ao tocar e cantar ao mesmo tempo, se for necessário comece mais devagar. A velocidade deve vir com o tempo de prática.

8. Estude versões simplificadas das músicas

Muitas músicas contam com regravações por outros artistas, algumas delas com versões bem mais simplificadas do que a original.

Como nesse momento você ainda não está habituado a tocar e cantar ao mesmo tempo, verifique se a música de seu interesse foi gravada em outra versão com a parte instrumental mais simplificada. Isso pode descomplicar bastante, principalmente no começo.

Não se esqueça que essa habilidade é uma questão de persistência e muita prática, e que você deve saber lidar com o fato que não a conquistará da noite para o dia.

Agora que você já conhece nossas 8 dicas sobre como tocar e cantar ao mesmo tempo, coloque-as em prática nos seus treinos. Além disso, depois de obter o mínimo de progresso na técnica, não deixe de separar mais músicas com níveis de dificuldades um pouco maiores para continuar o seu treinamento.


0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *